segunda-feira, 5 de abril de 2010

Filho da Puta II


ou a imitação do meu vizinho da frente depois de dois copos de tinto no Palmeira.

7 comentários:

  1. As pedras falam com ela, ou melhor, as pedras falam como ela, penso que será o título mais biográfico, neste caso.
    Penso que alguém que usa a crítica como arma de destruição, se não é ditador, não tem noção do que é a democracia e do direito que cada um tem de se expressar da forma que bem entender. Existem críticas construtivas e destrutivas (e ao que parece ainda há quem tenha o mau gosto e crueldade de as fazer). A todos assiste o direito de não gostar de alguma coisa, não é isso que está em causa, agora etiquetar um artista (seja ele bom ou mau) e uma pessoa com trissomia 21 com a palavra “merda”, mostra que “merda” é o que, infelizmente, ainda existe em muitas cabeças. Não percebo a crueldade, nem actos discriminatórios desta índole, não percebo como é que a inveja (porque não vejo outra razão para tais comportamentos) leva uma pessoa a este estado de senilidade.
    Isto não é opinar, isto é destruir. Acho que quem pratica a Arte pela Arte, seja ele bom ou mau artista, é só por isso merecedor de respeito e quem o desrespeita, merecedor de nada. E neste caso, se um actor consegue ser um cornudo babado, a cyombra, o Corky ou o seu vizinho da frente depois de dois copos de tinto no Palmeira, então, sem dúvida, estamos perante um grande actor. Não tenho culpa que não conheça a arte do naturalismo e da transformação.


    “Parece tudo muito simples, sem qualidades, digamos assim, para usarmos uma expressão que já faz parte do nosso aparato crítico contemporâneo, mas não é"

    Alguém nu é mais bonito e verdadeiro do que “vestido”, é daí que vem a expressão “sem qualidades”, se é que não consegue perceber.


    “esqueci-me de referir que a fonte da biografia é do wook.pt. e algo me diz que foi escrito pelo próprio "autor"...” ( Kaf Kastro)

    Pense bem na gravidade deste comentário, uma vez, que nem a sua obra deve conhecer e que julga a qualidade de um poeta pela baba. E que trata por “marmanjo” uma pessoa que nem conhece e que só tenta mudar isto para melhor, que é algo que devia ser respeitado e admirado, independentemente da sua qualidade.

    Há limites, e ainda há muita gentinha mal intencionada. Pena não haver mais “merda” e “deficientes” como o João Negreiros no meio de tanta gente “normal” como a sua pessoa. A minha Avó sempre me disse: “Ó filho, isto anda tudo trocado...” – Tinha razão.

    ResponderEliminar
  2. Tal como Vítor Arezes,"Não percebo a crueldade, nem actos discriminatórios desta índole, não percebo como é que a inveja (porque não vejo outra razão para tais comportamentos) leva uma pessoa a este estado de senilidade." Acrescento mais: que também que o que pretende insinuar acerca do GÉNIO LITERÁRIO JOÃO NEGREIROS é gravíssimo. Além de ser desonesto, falacioso, demonstra uma IGNORÂNCIA extrema, pobreza de espírito, e acima de tudo INVEJA ASSUMIDA. Sempre me disseram que a inveja é uma coisa muito feia, sim: ao pensar no que escreveram sobre este autor, a imagem é: de uma pessoa comida pela maldade, devem ser daquele tipo de pessoas totalmente desocupadas e pulguentas que tentam deturpar isto tudo, a ARTE, A POESIA, isto porque já se si são completamente deturpadas.Pessoas que revelam uma relação tão invejosa e cruel com a arte, com a criação, com o outro só podem ser pessoas que não acrescentam nada de bom e inovador, como têm que dizer algo, dizem mal que é mais fácil, dizem mal porque sim, porque sim, e porque sim.
    "A ode ao filho da puta" é dos momentos mais fantásticos e extremos de um actor em palco,quando ele é João Negreiros! tomara a muitos actores profissionais interpretarem este texto arrojado, vanguardista de uma forma tão visceral, naturista e real.
    Pior do que tudo, vocês revelam uma relação com a arte muito desonesta, isto porque se a si não lhe interessa o discurso do seu vizinho quando está neste estado de revolta, parece-me definitivamente alguém com um umbigo muito grande, e uns ouvidos com muita cera.
    A poesia de João Negreiros é universal, complexa, tecnicamente muito inovadora (analise os níveis de linguagem de todos os poemas, e diga-me quem hoje, e até nos antepassados da literatura portuguesa o fez desta forma), veja as mensagens, as imagens que na poesia dele passam, em todos os poemas dele entramos em êxtase com a forma como joga com as palavras, acima de tudo, como há um fio condutor no poema, e como é perceptível.Bem mas isto são questões complicadas para as vossas cabeças brilhantes pensarem.
    A palavra merda é muito convidativa mas não é de longe para qualificar a obra de João Negreiros, é mais para qualificar este tipo de atitude.
    A obra de João Negreiros é limpa, perfeita, urgente e democrática.

    ResponderEliminar
  3. Quem são estas pessoas tão "sublimes", que escrevem poesia, e tratam as pessoas com trissomia 21 como merda???

    "Gente não é certamente"!

    Deixem os vossos nichos de pseudo-intelectuais.
    Poupem-se a este tipo de comentários baixos, insultuosos e que demonstram bem o vosso carácter, ou a falta dele.

    Lido mal com a inveja,principalmente quando falam de um legado cultural incontornável como a obra do João Negreiros, mas acima de tudo, quando atacam a pessoa em si.

    Não têm mesmo mais nada para fazer? E que tal dedicarem-se a escrever realmente coisas úteis, e trabalhar esse dom, se é que o possuem? E não esta meia dúzia de imbecilidades impulsionadas pela dor de cotovelo extrema, que ainda vai a tempo de curar?

    Além do que se isto fosse crime, e fosse magistrada, acreditem que vos acusava por difamação e discriminação, e iriam trabalhar para uma instituição com pessoas com trissomia 21, e talvez a merda aprendesse algo com as pessoas.

    E só tenho mais uma coisa a dizer sobre a vossa inveja : " esses gajos que me comem só o fazem por peçonha"
    É isso que sinto acerca deste tipo de iniciativas: inveja peçonhenta a correr no vosso corpo.

    Dina Costa

    ResponderEliminar
  4. bla bla bla.
    Não é inveja nem nada disso. É mal de nome. Carlos Castro leva sempre para a má língua. Se gostam do Negreiros, fixe. Eu não gosto e acho-o uma pessoa intratável (sim, até já o conheci pessoalmente, vejam bem.) Pensem em mim como uma espécie de Jaime Pacheco dos blogues, se vos ajuda.

    ResponderEliminar
  5. Pois eu também conheço o Negreiros, melhor, o João Negreiros. E acho-o uma pessoa formidável, sem rasuras, genial e com uma capacidade de entendimento do outro sublime! Só assim é o escritor fenomenal que é. Se isso é mesmo maldade tanto pior para ti, ou si, conforme lhe der mais jeito! Se é mesmo maldade ainda é pior que a inveja, é mesmo ruim.

    Então já que lhe dá tanto prazer ser o Jaime Pacheco da "Cultura" veja se dá na cabeça a quem realmente faz uma merda de trabalho, e deixa o cenário da literatura deserto, e pobre.
    Dizer mal por mal, não me parece lá muito salutar.

    Sinceramente as vossas perseguições ao trabalho do João Negreiros são ABSURDAS.

    Dina Costa

    ResponderEliminar
  6. Caro/a XXXX,

    Não conheço a obra do escritor João Negreiros, mas fica a certeza que no fim de escrever este comentário vou procurar saber mais pois fiquei espantado com a qualidade destes poemas e das interpretações dos mesmos.
    Concordo com Vítor Arezes, pois “a todos assiste o direito de não gostar de alguma coisa, não é isso que está em causa, agora etiquetar um artista (seja ele bom ou mau) e uma pessoa com trissomia 21 com a palavra “merda”, mostra que “merda” é o que, infelizmente, ainda existe em muitas cabeças.” Isto meu caro ou minha cara só demonstra que a única pessoa intratável aqui é exactamente você. E só conhecendo até agora dois poemas deste escritor – “ ode ao filho da puta” e o “búfalo” – a ideia retida é que parece que temos aqui um génio da literatura portuguesa e que o senhor ou a senhora está com uma grande dose de inveja. Mas eu sempre ouvi dizer “raspa contra a parede pode ser que passe”.

    Aconselho-o/a a tentar arranjar alguma coisa de útil para fazer em vez de andar a tentar boicotar e rotular de merda nomes e trabalhos de quem realmente se esforça por algo fazer de benéfico por esta sociedade que está cheia de imbecis como você. Peço desculpa, mas alguém que atinge estes limiares da crueldade não pode ser grande pessoa.

    ResponderEliminar
  7. Caros amigos, se nao gostam desta forma de expressao só ha uma coisa a fazer, desandem. Quando dizem que "esses homens" que estao a fazer algo para mudar este país, concordo, estao a afundar este país. Tenho dito. Em frente Joao Negreiros.

    ResponderEliminar