sábado, 20 de março de 2010

Cornudos




João Negreiros nasceu em Matosinhos a 23 de Novembro de 1976. Muito novo, escrevia já teatro, poesia e prosa poética. Na área do teatro, a sua obra foi crescendo, tendo hoje quatro peças editadas, Silêncio e Os Vendilhões do Templo (2007), O segundo do fim e Os de sempre (2008). No âmbito da poesia, publicou dois livros: o cheiro da sombra das flores (2007), seleccionado de entre as melhores obras de poesia ibérica publicadas entre 2007 e 2008 pelo Prémio Correntes d' Escritas de 2009, e luto lento (2008). Entre vários prémios, destacam-se o 1º lugar no Prémio Internacional OFF FLIP de Literatura 2009 (Brasil), categoria Poesia, e o Prémio Nuno Júdice 2009.

Os gajos que se babam sempre foram demasiado protegidos pela sociedade.

7 comentários:

  1. julgo que haverá uma confusão entre "seleccionado de entre as melhores obras de poesia ibérica publicadas entre 2007 e 2008 pelo Prémio Correntes d' Escritas de 2009" e "aceite a concurso do Prémio Correntes d' Escritas de 2009". Uma confusão natural, visto serem coisas tão próximas...

    ResponderEliminar
  2. esqueci-me de referir que a fonta da biografia é do wook.pt. e algo me diz que foi escrito pelo próprio "autor"...

    ResponderEliminar
  3. esta pessoa está-se a babar nos cantos da boca. e está a ler!

    ResponderEliminar
  4. O Sr. João Negreiros para búfalo baba-se bem, mas ainda precisa de ganhar arcaboiço.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde,

    Como fã de João Negreiros tanto como actor e escritor, não posso deixar de ver está miséria de publicações sem dizer que não passam de palavras invejosas. Sim, peço imensa desculpa, mas há nitidamente muita inveja aqui envolvida! Já assisti a vários espectáculos do João Negreiros, já li todos os seus livros publicados, já tive o grande prazer de falar com ele pessoalmente e digo escancaradamente que este senhor é o maior escritor e actor vivo em Portugal.
    Quanto ao comentário de Luís Filipe Cristovão,
    aqui vai a resposta à confusão que a sua cabeça engendrou.
    http://rascunho.iol.pt/artigo.php?id=2264

    ResponderEliminar
  6. Eu estou chocada, que tipo de pessoa é que tem um blog para se limitar a fazer comentários absolutamente depreciativos e ridículos acerca de obra deste poeta: João Negreiros, que admiro e estudo (e devia ser integrada no plano nacional de leitura, e programas escolares! Sou profundamente conhecedora da obra de João Negreiros, e só tenho a dizer que é lamentável que pessoas como o Luís Filipe Cristóvão que brincam aos poetas nos tempos livres, pensa que os outros o fazem.

    Nem sei como perco tempo a dar-vos atenção, mas de facto mete-me um nojo, ver pessoas que tentam denegrir e espezinhar a obra de João Negreiros, e atacar o seu trabalho como actor, que é impressionante!

    Leia o "Luto lento", leia "O Cheiro da Sombra das Flores", leia "A verdade dói e pode estar errada", leia os livro "Horas extraordinárias", leia mais. Esteja atento. Olhe à sua volta e veja as pessoas como elas são, observe-as, pense bem no que sai de si, e se gosta do que sai de si, porque é de uma extrema arrogância, mau carácter.
    O seu problema é esse, falta de bom senso, e sentido crítico apurado e não confunda com "mal dizer", "destruir", e acima de tudo seja um pouco mais humilde e tenha noção da QUALIDADE.

    Os prémios do João Negreiros foram merecidos,e não há prémio que "conforte/recompense" esta relação tão sincera com as palavras como disse o Prof António Manuel Ferreira, e está dito o que penso sobre a genialidade de Negreiros. A obra dele é UNIVERSAL, FANTÁSTICA!

    João Negreiros és um Génio! porque "todos temos um objectivo

    uns sabem-no

    outros não

    há gente que descobre quando já é tarde demais

    há gente que sabe que já é tarde demais quando descobre

    há gente que sabe mas que não quer descobrir

    e há gente que descobre mas que não quer saber"

    "O amoral da história" in A verdade dói e pode estar errada.

    ResponderEliminar